O Ex-prefeito de São Paulo e atual Deputado Federal Paulo Maluf (PP-SP) foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e sua candidatura à reeleição esta vetada. O candidato ficou inelegível após 4 dos 6 juízes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo votarem pelo veto. O Candidato deve recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e caso negado deve recorrer ainda ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A Assessoria de Maluf comentou o caso e o que será feito a respeito: "Paulo Maluf teve dois votos a favor, no julgamento do TRE, de dois eminentes juizes. A matéria, portanto, é controversa. Os advogados de Maluf vão recorrer ao TSE, conforme determina a lei. Paulo Maluf é candidato a deputado federal."
Os "fichas-sujas" são os políticos condenados por órgãos colegiados da Justiça, em geral cortes estaduais. Neste caso foi considerada a condenação de Maluf no suposto caso de envolvimento na compra de frangos superfaturada na época em que era prefeito da cidade de São Paulo. Mas ao todo, Maluf responde a quatro procedimentos criminais no STF, um inquérito e três ações penais. Sendo que um deles já o levou para a prisão por 40 dias em 2005.
No dia 27 de julho a defesa do deputado tentou um recurso que foi negado sobre a acusação de superfaturamento na compra dos frangos, alegando que não houve prejuízos aos cofres públicos.
Um exemplo a Maluf é o candidato Valdemar da Costa Neto (PR-SP) que teve sua candidatura liberada pelo TRE-SP. Também enquadrado na lei da Ficha Limpa Costa Neto teve sua candidatura inelegível após ser condenado por ter renunciado o cargo de deputado federal em 2005 por ser acusado do escândalo do Mensalão. Para a maioria dos julgadores da corte, o deputado renunciou antes da abertura do procedimento na Câmara dos Deputados que poderia levar à cassação.
Entre os crimes mais praticados dos congressistas candidatos investigados para se tornarem inelegíveis estão: crime eleitoral, crime de responsabilidade e peculato (apropriar-se de bem público.
Agora cabe a nós, eleitores, o voto consciente!
Por: Rogerio do Amaral Junior
Arrasou no texto Ro! Espero que depois dessa a galera pense bem antes de votar! (yn)
ResponderExcluir