Pesquisa personalizada

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Edmundo, Animal

Edmundo Alves de Souza Neto (Niterói, 2 de abril de 1971),  um ex-jogador e atualmente comentarista na TV Bandeirantes, conhecido também como Animal, apelido dado na época em que atuava pelo Palmeiras, atribuído pelo locutor de radio Osmar Santos devido suas ótimas atuações em campo, ídolo da torcida palmeirense e vascaína, ainda teve passagem por ourtos grandes clubes do Brasil e do mundo. Confira a entrevista:


 Confira a entrevista



Você estreou como profissional em 1991 pelo Vasco, naquele momento, o que você pensava e quais eram suas expectativas para sua carreira?
-Eu só queria jogar Futebol e vencer na vida para ajudar a minha família.

Imaginava que chegaria tão longe?
-Imaginar é difícil, mas todos sonham… Todo jogador se imagina com sucesso e feliz e comigo nao foi diferente…

Em 1993 já estava no Palmeiras em uma contratação milionária,  lá você ganhou muitos títulos, e virou ídolo da torcida, muitos diziam que aquele time só se dava bem em campo, fora era composto por desavenças, é possível um time ser campeão apenas em campo, sem o quesito que muito se fala hoje, Família?
-Não é verdade. Éramos unidos fora de campo. Claro que às vezes um time com tantos craques tem suas desavenças, mas era tudo resolvido dentro de casa e íamos a campo super unidos e conscientes que o palmeiras era maior do que tudo e todos que estavam ali. Por isso deu certo!

No Palmeiras você também conquistou o apelido de Animal, dado pelo Osmar Santos, o apelido foi dado devido suas atuações em campo que eram brilhantes, mas após algumas polemicas e expulsões o apelido também foi usado para justificar o seu comportamento. Qual foi sua reação ao apelido e a repercussão que ele teve ?
-Sempre adorei o apelido e agradeço ao Osmar por ele. Algumas pessoas maldosas depois usaram fatos tristes de minha vida para associar o apelido de forma ruim. Mas o apelido era pelas minhas boas atuações pelo Palmeiras, sempre com garra e determinação de vencer.

Em 1995 você teve uma briga com jogadores do palmeiras e com o  técnico Luxemburgo e acabou não renovando seu contrato com o clube. Naquele momento, você achou que poderia ter manchado sua  ótima passagem pelo clube?
-Acho que nao. O torcedor sempre esteve ao meu lado e sempre reconheceu o que sempre quis fazer pelo Palmeiras. Sempre tive ótimo relacionamento com Clube e torcida. Ate hoje tenho !

Você sempre foi um jogador que não tinha medo de tomar atitudes, se arrepende de alguma coisa que fez, ou que não fez durante sua carreira?
-Não me arrependo. Talvez com a experiência de hoje faria algumas coisas diferentes, mas arrepender não me arrependo não. Sempre fui autentico e entrei nas coisas de peito aberto, dando o meu máximo e verdadeiro sentimento.

Você chegou muito cedo à seleção Brasileira, em 1992, menos de um ano após estrear como profissional, mas não disputou a copa de 94, foi uma decepção ter ficado fora da lista dos convocados?
-Acho que tinha vaga entre os convocados, mas respeito a opinião de cada treinador.

E não ter sido campeão da libertadores pelo palmeiras no ótimo time que se tinha na sua primeira passagem?
-Foi uma pena realmente.O palmeiras tinha um timaço.

Em 1995 passou por um momento difícil na sua vida pessoal após um acidente de carro, até que ponto isso afetou na sua carreira?
-Sempre afeta a carreira de um jogador qualquer coisa que aconteça em sua vida pessoal. Comigo não foi diferente. Tive apoio de muita gente boa e tb o posto onde muita gente tentou se utilizar disso pra me atingir, mas fui forte e com o apoio dos amigos e familiares segui em frente com a carreira e a vida.

Em 1995 também foi formado o ataque dos sonhos no flamengo, com você, Romário e Sávio porem não deu certo, ao o que você deve o fracasso desse ataque? O mau relacionamento entre você e Romário afetou o rendimento em campo?
-Um time que tinha muitos craques, mas que dentro de campo era um pouco dividido em grupos diferentes..Isso afetou o rendimento da equipe. Nunca deixei meu relacionamento com ninguém afetar meu rendimento… Se não deu certo, e pq não tinha que dar… Não foi por falta de empenho profissional.

Em 1997 de volta ao Vasco bateu recordes importantes na sua carreira pessoal, hoje você é o jogador que mais fez gols em uma partida só (6) alem de ser o maior artilheiro de um campeonato Brasileiro antes de virar pontos corridos.
-Motivo de muito orgulho pra mim. Bela recordação !!!

Como foi sua passagem pelo futebol italiano? Poderia ter sido melhor… Mas fiz algumas boas partidas. Tanto que fui e voltei e depois me recontrataram para outra equipe…Tive na Itália por duas vezes.

A seleção de 98 que participou fez boa atuação, por que o desempenho não foi repetido na final da copa do mundo?
-Acho que e uma historia já muito explorada. Acho que não sou eu o mais indicado pra falar sobre o assunto. De minha parte eu posso dizer que quando entrei, procurei dar 110% pelo Brasil.

Hoje qual é sua relação com o Romário?
-Boa.

Quando atuava pelo Figueirense em um jogo contra o Palmeiras no Palestra Itália você teve o nome aclamado pela torcida. Como se sentiu?
-Muito bem, como disse sempre tive um relacionamento maravilhoso com o Clube e a torcida.

E após isso você teve seu retorno ao time do palmeiras, esse jogo foi fundamental para sua volta?
-Acredito que sim! Tenho grande identificação com o Palmeiras.

Na sua chegada ao Palmeiras Edmundo a escolha da camisa 7 foi sua, ou foi mera coincidência que virou amuleto, ou como você explicaria toda a mística da camisa 7 ?
EU já estava conhecido como camisa 7 e mantivemos o numero que sempre me acompanhou. E meu numero de sorte eu acho! Não me ligava muito nisso não, mas sempre dei sorte com a camisa 7 e aprendi a gostar dela.

Você passou pelo Palmeiras numa década em que a gente vencia tudo, gostaria de saber como você vê os ídolos do clube hoje e na década passada ?
-O Palmeiras ainda tem grandes jogadores. Um ídolo tem que se identificar com o Clube, com a Torcida e mostrar entrega, amor e garra dentro de campo.


O que precisa para os jogadores de hoje se tornarem ídolos como nos anos 90, já que estamos “carentes” de novos ídolos?
-Entrega, amor e garra dentro de campo, e bom futebol logicamente. Essa é a receita.

É possível seguir carreira de técnico? Se fosse da seleção brasileira, aceitaria?  
-Não me vejo como treinador por enquanto. Mas o futuro ninguém pode prever. Quem sabe, Seleção Brasileira seria preciso adquirir muita experiência e confiança.

Hoje alem de comentarista você trabalha com um projeto de revelar jogadores, o site www.futbiz.com.br , como funciona esse projeto, qual sua função, e quais pessoas envolvida neste?Já rende frutos o trabalho feito no futbiz?
-O trabalho de comentarista tem sido super satisfatório e gostoso de fazer. O FUTBIZ e um projeto de um amigo, o Bruno Calheiros que junto com outros empresários desenvolveram uma ferramenta de divulgação e promoção de jogadores, clubes e agentes de futebol. Eu estudei o projeto e me associei a eles pois achei interessante a idéia de tentar ajudar aos novos talentos da bola a encontrarem um Clube ou empresário que pudesse coloca-lo no mercado. Recentemente o Bruno das Neves foi descoberto através de seu vídeo postado no FUTBIZ.com e conseguiu contrato para ir jogar no LEIRIA da primeira divisão de Portugal… Muito legal. Peco que ajudem a divulgar pois e uma grande oportunidade para jovens craques… E importante que coloquem vídeos. CLUBES e AGENTES devem se cadastrar para ter acesso total a peneira virtual que já conta com mais de 250 NOVOS TALENTOS…


Por: Rogerio do Amaral Junior

Um comentário:

  1. Excelente Rogério. A entrevista ficou animal mesmo!
    Parabéns.

    ResponderExcluir