Mono Jojoy: Morto. A força Aérea colombina realizou um atentado que matou um número ainda interminado de elementos das FARC. O principal alvo atingido foi o Mono Jojoy, ou Victor Julio Suárez Rojas, seu verdadeiro nome, que acumulava mais de 60 mandados de prisão e 25 investigações por crimes como tráfico de drogas, terrorismo, rebelião, homicídio com fins terroristas, seqüestro, entre outros.
Desde 1975 nas FARC ele era considerado o líder militar, e sua posição de sangue, o chefe do chefe linha dura da organização guerrilheira. Mono Jojoy tinha altas recompensas por sua cabeça, os Estados Unidos ofereciam até 5 milhões de dólares por informações de seu paradeiro, a Colômbia oferecia 15 milhões de dólares pela sua vida.
O ataque foi realizado pela força aérea colombiana fazendo bombardeios, a Marinha e a Sétima Brigada do Exército deram apoio em terra tático apoiado pelo trabalhode inteligência da Polícia Nacional. A operação aconteceu na quarta-feira em um local conhecido como La Escalera, no município de La Macarena, Meta.
A notícia foi confirmada pelo ministro do Interior e Justiça, Germain Vargas Lleras. Fontes de Inteligência indicaram que o cadáver pudesse ser identificado, mas ainda não foram evacuados do atentado, onde a luta continua.
Essa é a segunda perda importante que as FARC obtém, em 2008 o então líder também foi morto. É uma Colômbia em busca de paz. O atual e o ex-presidente comentaram sobre o ataque bem sucedido, dandos os parabéns e passando mensagem positiva para a população.
Por: Rogerio do Amaral Junior
Parabéns Ro, muito bom o texto, e não sabia mesmo quem era esse cara!
ResponderExcluirParabéns mesmo
Lutando pela paz é ótimo. Desde quando bombardeios e mortes trazem a paz? Complicado.
ResponderExcluirparabéns pelo texto Ro.
Ótimo texto, Rogério.
ResponderExcluirMuito bom ver cada vez mais o crescimente profissional de vocês.
Sucesso.
beijos